sexta-feira, 8 de outubro de 2010

lasanha de ricota com espinafre e nozes com molho de abóbora



eu sei, eu sei... começar um post pedindo desculpas pelo sumiço é uó, mas aqui estou eu pedindo desculpas pra vocês e pra mim mesma, por abandonar meu blog preferido e por me abandonar também. a verdade é que não ando fazendo muito as minhas comidas saudáveis (sim, tenho vergonha disso). o enjoo pode parecer a melhor desculpa - e é. tenho ficado muito enjoada e longe da cozinha, já que só o cheiro dela funcionando já me embrulha estômago. vou prometer pra mim e pra vocês que isso vai mudar. vou usar tudo aquilo que acredito em prol de uma alimentação mais saudável e com isso incentivar vocês a seguir essa linha também. pra variar, volto com uma receitinha usando abóbora que é meu arroz com feijão da comida saudável. espero que vocês gostem.


lasanha de espinafre com ricota e nozes com molho de abóbora





ingredientes:

300g de massa de lasanha pré-cozida

recheio:

300g de ricota fresca
sal a gosto (eu uso um sal temperado com ervas finas)
pimenta do reino a gosto
30g de nozes picadinhas

um maço de espinafre (só as folhas)

para o molho:

1 lt de tomate pelado sem óleo
250g de abóbora
1/2 cebola
1 cs de azeite
sal e pimenta do reino a gosto

queijo parmesão para gratinar

modo de fazer:

primeiro prepare o molho: cozinhe a abóbora até que fique molinha, bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento e reserve. refogue a cebola no azeite, quando estiver bem douradinha acrescente os tomates e a abóbora batida. deixe ferver por uns 5 min e acerte o sal e a pimenta.

recheio: com um garfo, amasse a ricota, tempere com sal e pimenta a gosto e misture com as nozes.

montagem:

coloque alternadamente as camadas da massa, recheio de ricota e as folhas de espinafre (cruas mesmo). ao final, salpique o queijo parmesão e leve ao forno a 220 graus para gratinar.