sexta-feira, 1 de maio de 2009

quiche de legumes com ricota

essa semana eu comprei um monte de legumes pra fazer as sopas e cremes de toda noite, mas acho que pesei um pouco a mão, resultado??? tô com muitas verduras e legumes quase perdendo. como tenho uma ricota que também estava pra vencer essa semana, resolvi usá-los numa quiche. sei que não é tão levinho, mas como rende bastante, dá pra fazer e comer com uma saladona ou outro acompanhamento 0 pontos.

quiche de legumes com ricota
rendimento: 8 porções
pontos por porção: 4

ingredientes:

para a massa:
1 xic de farinha de trigo
6 cs de margarina light

para o recheio:
12 cs de ricota
1/2 xic de creme de leite light
5 mini tomates italianos
1/2 abobrinha
3 talos de salsão
1/2 talo de alho poró
1 pimenta dedo de moça
2 ovos
1 cs de fermento
sal e pimenta do reino a gosto
2 nozes
1 cs de parmesão

modo de fazer:

massa:
misture a farinha e a margarina light ate formar uma massa e coloque na forma.

recheio:
pique a abobrinha, tomatinho, o salsão, o alho poró, a pimenta dedo de moca, tempere com sal e pimenta do reino e misture com a ricota. leve à forma. bata no liquidificador os ovos, creme de leite, fermento e disponha na forma de modo que cubra todo o recheio. moa as nozes e misture com o parmesão e salpique por cima. leve a quiche ao forno alto por cerca de 45 min ou até que esteja gratinado.

meus pitacos:

para economizar pontos eu fiz bem pouca massa. ela vai cobrir somente o fundo da forma e ficar beeeeeeem fininha, mas fica crocante. VALE A PENA. essa pimenta dedo de moça que eu usei a minha vó que me deu. é uma delícia e ela é bem suave. caso não goste de pimenta é só tirar. a farofinha de nozes e parmesão por cima foi uma frescura pra dar um charme na receita, se quiser economizar 3 pontos é só tirar. a massa do liquidificador é pouca mesmo, só pra dar liga no recheio.