sexta-feira, 24 de julho de 2009

torta de coalhada de brócolis com queijo cottage

eu sei que descuidei aqui do blog, faz tempo que não posto novas receitinhas lights, mas tive uma gripe, que emendou numa sinusite braba, que emendou numa infecção de pulmão, tive que ficar de cama, aí já viu né? preguiça tomou conta. fiz muitos caldos, muitas sopas e até umas receitinhas lights nesse período, mas acho que todas já estavam aqui no blog. hoje estou bem melhor. esse é o meu melhor dia em 3 semanas. ufa! em comemoração e também porque tô aqui injuriada sem ter o que fazer vou postar uma receita de torta que fiz ontem. ficou muito boa.

torta de coalhada de brócolis com queijo cottage
porções: 4
pontos por porção: 3,25

ingredientes para a massa básica:
1 copo de coalhada
1/4 xic de leite semidesnatado
6 cs de farinha de trigo
1 ovo
1 cs de fermento
sal e pimenta do reino a gosto

ingredientes do recheio:
10 cs de queijo cottage
4 xícaras de brócolis
sal e pimenta do reino a gosto

2 cs de parmesão para polvinhar

modo de fazer:

massa:
bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.

recheio:
cozinhe as 4 xíc de brócolis no vapor e pique. misture o cottage, tempere e disponha em duas forminhas de bolo inglês. coloque a massa do liquidificador, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio por cerca de 40 min.

meus pitacos:
eu usei duas forminhas de bolo inglês, mas você pode usar uma forma média [+ ou - 30 cm].
se quiser economizar mais pontos você pode não usar o queijo ralado pra gratinar ou ainda usar somente 1 colher e pode trocar o leite da massa por desnatado ou requeijão 0% de gordura [que é zero ponto].