quinta-feira, 9 de julho de 2009

batatas gratinadas com creme de abóbora

aí que outro dia fiz macarrão com molho de abóbora aqui em casa e e exagerei super no molho. sobrou um tantão. aí que no outro dia resolvi usar o molho que sobrou pra fazer umas batatas gratinadas. aí vocês me perguntam: uai, mas você não está de dieta??? estou! e como carboidratos na minha dieta. não sei fazer de outro jeito. já não gosto de carne, se eu cortar os carboidratos vou comer o que???? ficou muito boa essa receita viu? e como eu disse: nem parece que eu estou de dieta.

batatas gratinadas ao creme de abóbora
porções:4
pontos por porção:4,75

ingredientes:

para o molho:

1 lt de tomate pelado sem óleo
250g de abóbora
1/2 cebola
1 cs de azeite
manjericão a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

4 batatas
4 cs de queijo parmesão para gratinar

modo de fazer:
cozinhar a batata com casca até que ela fique molinha (cerca de 40 min) e reservar.

molho:
cozinhar a abóbora até que fique bem mole e bater no liquidificador com um pouco da água do cozimento e reservar. refogar a cebola no azeite, quando estiver bem douradinha, acrescentar os tomates e a abóbora batida. deixar ferver por uns 5 min, acertar o sal, acrescentar o manjericão e está pronto.

montagem: dispor as batatas cortadas ao meio em um refratário que possa ser levado ao forno. colocar o molho em cima de cada uma e 1 cs de parmesão pra finalizar. levar ao forno por 15 min e servir.