quinta-feira, 26 de novembro de 2009

penne 3 cereais com champignon fresco e aspargos




eu já contei no twitter que depois de ler um artigo que diz que aspargos é bom pra pessoas com câncer, minha mãe e minha madrinha conseguiram arrumar uma feira de orgânicos 2,5kg de aspargos frescos. delícia, não???? pra mim é. adoooooro!

então já aviso que as receitas dos próximos dias provavelmente terão aspargos. muitos. sem parar. =)

eu li no meu livro de cabeceira do coração "anticâncer" que um dos alimentos que também é muito bom pros pacientes é o cogumelo. cogumelos frescos. delíííííííííícia!

bom, de posse dessas informações, juntei essas delícias com uma massinha integral (carboidrato complexo) e não tinha como ficar ruim e a pontuação é bem amiga das companheiras vigilantes.

penne 3 cereais com champignon fresco e aspargos

porções: 2
pontos por porção: 6





ingredientes:

1 xíc de penne 3 cereais
4 cogumelos frescos (os meus estavam bem grandes)
20 filetinhos de aspargos frescos
1 cs de azeite
1 1/2 cs de shoyo
1/2 cebola
1 cc de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto

2 cs de queijo parmesão ralado na hora pra servir



modo de fazer:

massa: cozinhe a massa conforme a embalagem e reserve.

molho:
numa frigideira coloque o azeite e a manteiga e frite a cebola piadinha. quando tiver bem com a bordinha transparente, acrescente os cogumelos, refogue por um minuto, junte os aspargos previamente escaldados (1 min na água fervendo, depois direto pra água gelada*) por mais um minuto, acrescente o shoyo, acerte o sal e a pimenta, junte a massa e sirva com o queijo ralado por cima.

* essa fase do 'susto' na água gelada mantém os aspagos bem verdinhos

meus pitacos:

  • os aspargos orgânicos são menorzinhos (comprei bem novinhos) então vocês podem achar 20 unidades muito. gente, usem o bom senso né? fora que aspargos = 0 pontos dá pra abusar à vontade;
  • digo e repito: CUIDADO com o sal. o shoyo já é bem salgado;
  • quem quiser enxugar mais os pontos: dispense a manteiga e coloque metade do parmesão;
  • quem quiser fazer uma versão mais gordinha acrescente, ao final, 2 cs de creme de leite fresco. fica delícia.