quarta-feira, 11 de março de 2009

creme de abóbora com brócolis e palmito

essa semana até ontem foi uma correria, por isso não postei nada. tava fazendo o cursinho de manhã e um curso com uma chef de 3 dias: um dia de massas, outro dia saladas e sanduíches e ontem pizzas e pães. foi bem básico, mas foi legal. fora que a aula show do olivier anquier foi um show mesmo, o crepe então....
como domingo tive um aniversário e acabei extrapolando bastante meus pontos extras, essa semana to dando uma super maneirada, então vamos a receitinha que eu fiz ontem pro almoço:

creme de abóbora com brócolis e palmito
rendimento: 4 porções
pontos por porção: 0,75


ingredientes:
1 cebola roxa
300g de abóbora
150g de brócolis
1/4 de vidro de palmito
noz moscada a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 pimenta amarela [sem as sementes]
1 cs de azeite

modo de fazer:
cozinhar a abóbora até que fiquei bem molinha e bater no liquidificador com a água do cozimento, junto com o brócolis e reservar. numa panela, refogar a cebola no azeite, acrescentar o palmito cortado em cubinhos, os temperos, juntar o creme e deixar ferver por alguns minutos.

meus pitacos:
eu gosto deixar os pedacinhos de cebola e palmito, mas pra quem não gosta, é só bater no liquidificador também.
eu gosto de refogar a cebola no azeite, mas se quiser deixar o creme com zero pontos é só tirar o azeite e refogar no shoyo, molho inglês ou na água mesmo.
pra quem quiser acrescentar mais um ponto e deixar o creme mais saboroso, sirva com 1 cs de parmesão.
a pimenta amarela deixou a receita com um leve ardidinho, sem roubar o sabor. cuidado com as sementes pra não ficar muito forte. pra quem não gosta é só tirar.
eu fiz com cebola roxa porque era a que eu tinha em casa e a que eu prefiro, mas nada impede de fazer com cebola normal.