segunda-feira, 2 de março de 2009

fast food saudável

bom, é isso: meu dia está péssimo e ainda não consigo separar sentimentos de alimentos [um dia vou conseguir, mas não hoje]. eu quero a compensação, quero me agradar, então resolvi fazer uma batata gratinada [nada como os carboidratos pra por a cabeça no lugar].

batata gratinada com tomates e cogumelos salteados
rendimento: 1 porção grande ou 2 porções pequenas
pontos pela porção grande: 5


ingredientes:
2 batatas tipo bolinha
1 cc de azeite
5 unidades de tomate cereja
1/2 cebola pequena
6 unidades de champignon
2 cs de requeijão 0% de gordura
1 cs de parmesão
cheiro verde a gosto
sal a gosto
alecrim a gosto

modo de fazer:
descasque as batatas e corte [com ajuda de um fatiador de legumes] como se fosse fazer chips. coloque num refratário, cubra com água e leve ao microondas por 5 min, para dar um leve cozimento. escorra a água e reserve.
pique a cebola, os tomates e o champignon e refoque numa frigideira antiaderente. corrija o sal, acrescente, ao final o cheiro verde.

montagem:
coloque metade da batata no fundo do refratário, corrija o sal, pimenta do reino. acrescente 1 cs de requeijão e, por cima , os tomates e cogumelos salteados. coloque o restante da batata, a outra colher de requeijão, salpique 1 cs de queijo parmesão, um pouco de alecrim e leve ao forno pra gratinar.

meus pitacos:
tenho usado um sal marinho com ervas finas que tem dado um gostinho especial nas minhas receitas.
o requeijão 0% de gordura é meio chatinho pra cozinhar, já que fica ressecado por causa da falta de gordura [mas é 0 pontos, né?]. sempre que meus pontos permitem, eu uso o light e conto 1 ponto.
não consigo me livrar do azeite pra refogar [e nem quero pra falar a verdade], mas se vc quiser economizar 1 ponto, refogue com shoyo ou molho inglês [cuidado com o sal] ou sem nada mesmo.
usei essa batata tipo bolinha porque era a que tinha aqui em casa, como elas eram pequenas usei 2 e contei 3 pontos, mas você pode usar uma batata normal média e contar 2 pontos.