domingo, 1 de março de 2009

escondidinho de mandioquinha salsa com peito de peru e brócolis

rendimento: 4 porções
pontos por porção: 3,25

ingredientes:
3 unidades de mandioquinha salsa
3 fts de peito de peru light
1 iogurte desnatado
brócolis
4 cs de requeijão 0% de gordura
1 clara
2 cs de queijo parmesão
sal a gosto
noz moscada
pimenta do reino

modo de fazer:

cozinhe a mandioquinha salsa até que fique bem molinha e amasse para fazer um purê. tempere com noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto. acrescente o iogurte. bata a clara em neve e agregue com cuidado à mistura. coloque em um refratário 1/3 dessa mistura e reserve o restante.

para o recheio:
cozinhe o brócolis no vapor e reserve. pique o peito de peru em cubinhos, junte ao brócolis picadinho, acrescente o requeijão, acerte o sal e recheie o escondidinho.
junte o restante do purê de mandioquinha, salpique o parmesão e leve ao forno por mais ou menos 45 min ou até que fique gratinado.

meus pitacos:
eu testei essa receita hoje desse jeitinho que eu escrevi, mas achei que ficou um pouco seca, obviamente pq falta gordura na receita. aconselho a tentar colocar mais uma clara na mistura da massa do escondidinho e 1 cs de manteiga que irá aveludar o purê [mas a manteiga só pra quem puder abusar um pouco dos pontos].
outra ideia é usar requeijão light no recheio ao invés do 0% de gordura, já que este resseca mais [mas cuidado com a quantidade e contabilize os pontos, no caso 4 cs equivalem a 4 pontos].