sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

caviar de berinjela

como não postei nada ontem, resolvi postar uma pasta de berinjela que vale a pena fazer e deixar na geladeira praqueles momentos de 'não tenho o que colocar no pão' ou ainda servir de petisco.

caviar de berinjela
0 pontos

ingredientes:
6 berinjelas (de preferência as sem sementes, além de mais saborosas, são mais baratas)
sal a gosto
pimenta do reino
alho picado
tomilho
alecrim

modo de fazer:
cortar as berinjelas ao meio e fazer cortes em losango para que o tempero penetre melhor. temperar as berinjelas no tabuleiro com os ingredientes e cobrir com papel alumínio. levar ao forno até ficar se desmanchando. com uma colher, retirar a carne da berinjela e bater na faca até virar uma pasta bem rústica. verificar os temperos e colocar na geladeira.

meus pitacos:
a receita original dessa pasta vai azeite, eu retirei o azeite para que fique 0 pontos para quem, assim como eu, está seguindo o programa do VP, mas certamente o azeite faz diferença. a quantidade de tempero varia de acordo com os tamanhos das berinjelas. pra quem quiser um saborzinho especial, pode trocar o sal por shoyo.

obs: essa receita não é minha, os créditos ficam com a Elisa, mas eu já fiz e é sucesso garantido, podem fazer.